Cursos e Workshops

Curso Metáforas Ativas – Atendimento de crianças e adolescentes

 

Metaforas 2015 EMAIL

Como e por quê as Metáforas podem ser úteis em Psicoterapia?

As metáforas são utilizadas em psicoterapia porque são consideradas capazes de gerar mudanças nas maneiras de pensar e de agir, graças à seu modo particular de oferecer mensagens evolutivas. Falam com o inconsciente e usam uma linguagem universal; apresentam um mundo de possibilidades; podem remover e escavar até despertar recursos adormecidos; deixam o sujeito livre, respeitando seu próprio tempo e modo.

Clarissa Pinkola Estés, analista junguiana e contadora de histórias relata: “As histórias colocam a vida interior em movimento e são particularmente importantes onde a vida interior está amedrontada, emperrada ou encurralada.”

Milton H. Erickson distinguiu-se pelo uso de metáforas tanto para dar aulas quanto em psicoterapia. Ele, frequentemente, contava histórias e utilizava de recursos das “metáforas ativas”, vivenciadas. De acordo com Jeffrey Zeig, com isso era capaz de comunicar em múltiplos níveis, quebrando a resistência, gerando independência e levando ao caminho da cura.

 

Porque utilizar Metáforas Ativas com crianças e adolescentes em Psicoterapia?

O trabalho com crianças e adolescentes em psicoterapia na abordagem ericksoniana difere bastante da forma do trabalho feito no atendimento dos adultos. As crianças e os adolescentes, em sua maioria, não têm muita disponibilidade para falar de seus problemas, das coisas que querem vencer e ganhar e também, na maior parte dos casos, principalmente as crianças menores, não conseguem ficar muito tempo imóveis usufruindo de uma indução hipnótica feita dentro dos moldes formais. Em oposição, crianças e adolescentes são, normalmente, ótimos sujeitos para serem trabalhados com metáforas ativas, porque estão sempre aprendendo, mudando e crescendo. As brincadeiras, os jogos, desenhos e várias outras atividades infantis e de adolescentes funcionam como metáforas ativas que facilitam o processo de mudança.

METODOLOGIA

Aulas teóricas, vivências, estudos de casos, videos e exercícios práticos.

 

PROGRAMAÇÃO

  • Princípios gerais da Abordagem Ericksoniana e sua aplicação no trabalho com crianças e adolescentes.
  • Aspectos especiais do processo terapêutico: início, a questão do vínculo, a participação da família, a questão da alta.
  • Utilização de jogos.
  • Utilização de metáforas.
  • Tratamento de dificuldades que surgem na infância e adolescência (baixa auto-estima, fobias, problemas emocionais acarretando problemas de aprendizagem, agressividade, falta de limite, crianças adotadas, crianças com pais separados).
  • Tratamento da depressão, ansiedade e pânico
  • Tratamento do TDAH ( Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade )
  • Trabalhando a Sexualidade: no consultório e através dos Pais
  •  Orientação de pais

 DATAS

29/30 de agosto de 2015

19/20 de setembro de 2015

03/04 de outubro de 2015

28/29 de novembro de 2015

05/06 de dezembro de 2015

INVESTIMENTO

Pagamento feito até o dia 31/07/15 -  5 parcelas de R$ 450,00

Pagamento feito até o dia 17/08/15 -  5 parcelas de R$ 470,00

Pagamento feito até o dia 24/08/15  – 5 parcelas de R$ 490,00

 

IMPORTANTE!

DESCONTO ESPECIAL DE 10% (dez por cento) PARA PAGAMENTO À VISTA!

 Desconto de 10% para  aluno e ex aluno do IMHE-BH e alunos de graduação.

5% desconto nas  inscrições com cheque antecipado até o dia 14/08/15

 (Os descontos não são cumulativos!)

 

Obs: É necessário fazer o pagamento antecipado para confirmar a inscrição. Em caso de não poder fazer o curso é descontado 10% da primeira parcela e o restante é devolvido integralmente.

 

MINISTRANTES

 

MS- Angela Cota  CRP04/0561

Presidente do Instituto Milton H.Erickson de Belo Horizonte.

Psicóloga Clínica Especialista pelo Conselho Federal de Psicologia, com mais de trinta e cinco anos de experiência.

Mestra em Psicoterapia e Hipnoterapia Ericksoniana pelo Centro Ericksoniano do México.

Pós graduada em Terapia de Família e Casal pela UFMG.

Atuação nas áreas de Psicoterapia de crianças, adolescentes, adultos, casais e famílias.

Formadora de Profissionais com o Certificate of Teaching Competence da The Milton H. Erickson Foudantion em Phoenix, EUA.

Membro da Associação Brasileira de Terapia Cognitiva.

Autora do livro: Abrindo Portas com Amor, Editora Diamante, Belo Horizonte, 2005.

 

MS- A. Cristina Cota  CRP 04/13655

Diretora Executiva do Instituto Milton H. Erickson de Belo Horizonte.

Mestra em Psicoterapia e Hipnoterapia Ericksoniana pelo Centro Ericksoniano do México.

Especialista em Psicodiagnóstico e Psicoterapia de adolescentes.

Atuação nas áreas de psicoterapia de crianças, adolescentes e adultos, Psicodiagnóstico, Orientação Profissional e Orientação de Pais.

Formadora de profissionais com o Certificate of Teaching Competence da The Milton H. Erickson Foudantion em Phoenix, EUA.

Membro da Associação Brasileira de Terapia Cognitiva.

Ministra cursos de Formação de Profissionais em Psicodiagnóstico; Orientação Profissional na Clínica; Hipnose Clínica com Crianças e Adolescentes em Psicoterapia Ericksoniana sob licença da The Milton H. Erickson Foundation, INC

 

OBSERVAÇÕES FINAIS

  • As turmas acontecerão com, no mínimo, 10 pessoas.
  • O Instituto Milton H. Erickson de Belo Horizonte se dispõe a ministrar o curso de Atendimento em Psicoterapia de Crianças e Adolescentes -  Metáforas Ativas em outras localidades, seja no interior de Minas Gerais ou em outros estados brasileiros.

 

© 2012 - Instituto Milton H. Erickson de Belo Horizonte.

Todos os direitos reservados. www.ericksonbh.com.br

Rua Conde Linhares, 980 - Cidade Jardim

Belo Horizonte - MG. CEP: 30380-030

Tel/Fax: (31) 3344-8447